Que vida é essa que o submundo é tão mais recompensador que temos que dar graças a Deus pelas crianças escolherem estudar? Assim, sério, eu não entendo. Porque essa necessidade de transformar a escola e o aprendizado em algo tão agradável e não-doloroso assim?


Eu entendo que o ensino não precisa ser tão traumático como a palmatória nem tão tedioso quanto a tabuada (eis aí algo realmente chato). Mas não é por isso que precisamos fazer uma festa toda vez que a criança está em aula. Nessa ânsia de tornar a escola mais agradável, não se pode mais proibir um aluno de assistir aula, independente do horário que ele chega; não se pode tirar um aluno de sala, porque ele não vai aprender nada fora de lá.

Não sei, mas acho que essa passividade que obrigamos os professores a assumirem é algo totalmente sacana. Primeiro que damos à criança uma série de direitos indeléveis – você tem o direito de assistir aula; segundo que retiramos a autoridade do professor, e qualquer rala que ele der em um aluno específico vira bullying e/ou constrangimento.

Não se pode dizer não. Se um aluno grita, é grosso, xinga, fala  da mãe ou da procedência sexual da professora, a obrigamos a ficar calada, e a ignorá-lo. Amigos, isso se faz com bebê. É o bebê que quando dá birra você ignora, não moleques de 13, 14 anos. Porque quando você não se impõe sobre eles, cenas lamentáveis como a da professora que apanhou em sala depois do aluno roubar o diário de classe, vão sempre se repetir.

Por quê? Porquê deles é o controle. Temos que louvar aos céus e às entidades superiores por eles terem escolhido o lado bom da força.

Enquanto isso, feliz dia dos professores – e espero que tenham bons reflexos.

Feliz dia, professor. E boa sorte.

Categoria: Opinião
1
49 views

1 comment

  • Minha mãe é professora da rede municipal. Tá de molho porque algum aluno fez ela tropeçar e ela arrebentou o pulso. A escola não quer dizer quem é o meliante, a despeito de existirem imagens das câmeras de segurança. O sindicato disse que o único processo com o qual minha mãe pode entrar é contra o meliante.
    Brasil-sil-sil! o/

Deixe uma resposta