Se o problema das gerações já foi falado no post anterior, e eu não posso mais trabalhar com o conceito de idade/data de nascimento para classificar clientes e alvos de marketing em potencial, como deve ser feita a métrica social e o planejamento da empresa? Como delimitar um mercado pulverizado em várias gerações simultâneas – e que se confundem?

Realizar a desconstrução de alguns dogmas não é fácil (vê-se pela Reforma Protestante), e na gestão de negócios, esse assunto não seria diferente. Mas tudo começa a se acertar quando se refuta a primeira lenda do webmarketing: a rede social é um nicho de mercado. MENTIRA! As redes sociais não são nichos de mercado, unitários, homogêneos – elas contém nichos de mercado, às vezes agrupados em torno de um ou outro tópico/interesse (como nas comunidades do Orkut, das páginas do Facebook) ou pulverizados, manifestando-se individualmente (através das hashtags do Twitter).

Não existe, num mundo virtual, um tipo de métrica válida para todos os negócios, como uma função absoluta – cada produto precisa de uma métrica distinta, individual, que consiga alcançar seus clientes específicos.

Nem todo adolescente entre 13 e 15 anos se encaixa numa ação envolvendo Restart, por exemplo, se aproximando de gerações com mais idade em quesitos musicais – mas, no que tange a parques de diversão, viagens de turismo, programas de televisão, eles se aproximam novamente daquele primeiro grupo que receberia bem Restart, apesar de suas diferenças.

O papel do social media, assim como de toda a parte de mídias sociais de uma agência de publicidade não é se manter no óbvio, e no nicho de mercado já explorado pelo marketing tradicional, mas identificar e conquistar as exceções que este foi incapaz. Oras, se a mídia social for apenas e exclusivamente para alcançar o público que já é fiel, ela é um fim em si mesma, e tão simplista que a própria empresa pode realiza-la por seus próprios meios.

Mas o problema é que nem os analistas de mídia social costumam saber o que estão fazendo, ou qual o público que deveria ser alvo.

Profissão: souxial mídia

Categoria: Opinião
0
29 views

Deixe uma resposta