Passeando pela internet a gente encontra muita besteira, todo mundo já caiu num site que não queria nunca ter visto, e que podia muito bem continuar a viver sem nem desconfiar que tais coisas existiam – mas agora que você sabe, a única coisa que pode fazer é ligar o ventilador e fazer todo mundo sofrer com a suave essência de estrume – ou no caso, vergonha alheia.

E é isso que eu vim fazer. Esse texto abaixo é do blog No Papo Cabeça, de um pastor (não vou falar qual denominação, vocês vão lá e vejam se a curiosidade mórbida de vocês é mais forte que o bom-senso) e o título é….

COMO FAZER UM CULTO JOVEM DOIDO PRA GALERA


É, sério. Pode ver. Na verdade, agora eu peço pra vocês, cliquem nesse link e vejam A FONTE do título (podia ser pior, podia ser Comic Sans, né). Mas tudo bem. Vamos lá: como fazer um culto jovem doido pra galera. Afinal, o culto precisa ter algo que atraia os jovens, porque a igreja é chata, né? Era só o que me faltava: Cristo não basta, amigos, precisamos de algo MELHOR (!!).

Existem muitas pessoas que pensam que para realizar um culto para adolescentes é necessário show com bandas, apresentações de grupos de teatro e dança, um pregador bem descolado, muita iluminação e muito mais. A verdade é que, se todo líder de adolescente pensar assim, chegaremos ao  momento em que esgotaremos todas as ideias e não conseguiremos fazer mais cultos tão legais para a garotada.

 Ou seja: show é legal, é uma ideia muito boa, mas não vamos gastar, né galera! Deixa que eu já to fazendo, e você te vira ae pra criar. Ou se vira só com Cristo, vai que Ele é suficiente, né? Quem diria!

Para que um líder de adolescentes possa pensar em um culto doido, é importante que ele pense aonde ele quer chegar com toda a programação realizada no dia. É importante que ele pense: Qual é a mensagem para aquele culto? Que mensagem deve sair gravada na mente e coração de cada adolescente?

 Culto doido é uma versão pirata do Loucos por Jesus, ou só impressão minha?

 A partir disso, tudo que for realizado no culto não será entretenimento, diversão, ocupação de tempo ou uma troca das coisas do mundo. A proposta sempre será: o que Deus tem para cada um deles naquele culto. E consequentemente, ficará fácil fazer qualquer programação nos cultos deles. Quando existe um foco, tudo que for agregado não é o mais importante, mas entra como uma ajuda para alcançar o objetivo do culto, a mensagem da palavra de Deus.

 E é assim que nasceu uma das expressões mais detestadas de programação jovem: Jesus tem um motivo pra você ter vindo aqui essa noite – e uma gigantesca lista e onde poderíamos estar essa noite que dá até vontade de ter ido praqueles lugares, só pra não precisar ouvir isso.

 Apesar de toda essa introdução, acredito que os cultos dos adolescentes devem ser feitos de uma forma bem dinâmica, envolvente e atrativa. Por isso mesmo é que gostaria de sugerir algumas dicas importantes:

 Sente a vibe! É agora!

Cultos para adolescentes são uma ótima estratégia para alcançar a galera. Mas deve-se ter o cuidado de não começar com um culto só para adolescentes quando o ministério não possuir um grupo de no mínimo 30 participantes. Todo adolescente é atraído pela quantidade de pessoas. Portanto, é preciso esperar a hora certa de começar com os cultos.

 Ninguém avisou isso pra Cristo, chatiado! Deve ser por isso que mais de 10% dos líderes se desviaram do seu ministério. Aliás, se estiver marcado para as 19h, e a galera só chegar 19:30, azar de quem chegou mais cedo, o que importa é ter a galera toda junta!

As reuniões devem ser dinâmicas e envolventes, com um louvor e Palavra direcionado para eles.

Se alguém souber me responder o que isso quer dizer, eu agradeço. De coração. Até onde eu entendia, o louvor é direcionado para Deus e a Escritura inteira é direcionada para nós. Todos. Independente da idade.

 Não deixe de pregar a palavra de Deus, mas apresente-a de modo contextualizado e dinâmico para fazê-los fixar o que está sendo ensinado. Procure fugir do padrão!

 Mas não necessariamente coma a bíblia, Ok?! Senão gasta, igual os shows

Procure fazer cultos bem diferentes, com diversos temas próprios para idade.

Procure envolver os adolescentes na realização dos cultos; é hora de descobrir e impulsionar os talentos. Quando o adolescente se envolve realizando as programações, ele acaba se sentindo parte da programação realizada.

Programa de descoberta de talentos, descubra o seu no RH da igreja mais próxima!


Danças, teatro, bandas e dinâmicas devem ser atividades constantes no meio deles.

Sim, aquela dança-teatro de Lifehouse, ela vai te alcançar (pelo menos três vezes ao ano)

Procure falar a linguagem deles (assuntos que estejam dentro da realidade dos adolescentes), sempre mostrando o que é correto, levando-os à reflexão, para que eles façam sua escolha.

Eu falei sobre tiozão tentando parecer jovem aqui.

Procure ter um espaço físico e um horário, que sejam separados e pré-determinados para tais atividades com os adolescentes.

Alguém sabe explicar o motivo disso?

Então galera! Curtiram as dicas? Quem sabe nas próximas o nosso amigo Pastô não fala sobre como a Palavra muda vidas e basta, né? Tô mutcho loko!  Mas falando sério, negada. Você pode por a papagaiada que quiser, fazer o culto do amigo, culto das princesas, culto metal, culto dos EMOs-que-curtem-Linkin-Park-mas-não-vão-com-a-cara-de-Evanescence – mas não é isso que vai trazer pessoas (pode só esvaziar na verdade). A única coisa que vai trazer vidas pro Evangelho é uma vida reta, justa e humilde. As únicas coisas que vaão manter pessoas numa igreja é comunhão (de verdade, intimidade, saber dos problemas e quebrar o pau entre amigos) e fidelidade aos ensinamentos da Escritura – o resto é acessório e maquiagem


E às vezes a gente tá supermaquiando a igreja e deixando ela meio assim:

[13:51]

O menino Paiva me passou um texto do Spurgeon que fala um pouco sobre isso. Discordo um tanto do que ele fala, mas o trecho a seguir é perfeito:

Se Cristo introduzisse mais brilho e elementos agradáveis em Sua missão, ele teria sido mais popular quando O abandonaram por causa da natureza inquiridora de Seus ensinos. Eu não O ouvi dizer: “Corra atrás destas pessoas, Pedro, e diga-lhes que nós teremos um estilo diferente de culto amanhã, um pouco mais curto e atraente, com pouca pregação. Nós teremos uma noite agradável para as pessoas. Diga-lhes que certamente se agradarão. Seja rápido Pedro, nós devemos ganhar estas pessoas de qualquer forma.” Jesus se compadeceu dos pecadores, suspirou e chorou por eles, mas nunca procurou entretê-los.

COMO FAZER UM CULTO DOIDO PÁ GALERA!1!1!ONZE1!

Categoria: Opinião
51 views